A própria prática do sexo é uma atividade física (exceto quando você fica por baixo sem fazer nada) e, portanto, precisa de certo preparo físico para ser bem executado.
Se você é sedentário e não pratica nenhum tipo de atividade física, certamente vai se sentir dolorido caso pratique sexo de uma forma mais ativa e teste algumas posições diferentes.
Dito isto, é fácil perceber que toda atividade física vai te ajudar na hora “H”, porque estar em forma vai fazer com que sua performance melhore.
Entretanto, existem alguns exercícios que estimulam especificamente algumas áreas que são mais demandadas durante o sexo.
Quer aprender quais são os exercícios que vão melhorar seu desempenho sexual? Fica com a gente até o final deste artigo.
Aliás, se você quer saber mais sobre posições sexuais diferentes, o site SemVergonhice reúne centenas de posições e dicas para você fazer com seu parceiro(a).
Conteúdo do artigo
1 – Levantamento de pernas
A musculatura do tronco – o chamado core – é muito importante para todas as atividades do dia a dia, inclusive a sexual.
Manter a musculatura do abdômen tonificada vai ajudar muito no seu desempenho.
O levantamento de pernas é uma excelente exercício para a região abdominal, ele tonifica os músculos mais profundos que ajudam a melhorar o empuxo e também fortalece o quadril e glúteos, te ajudando a durar mais tempo na relação.
Para fazer o exercício basta se deitar com as costas apoiadas no chão e com as pernas esticadas, em seguida eleve as pernas em direção ao teto e pare quando elas estiverem perpendiculares ao corpo (pés sobre os quadris com as pernas esticadas para cima).
Depois abaixe as pernas lentamente, de volta à posição inicial, até que elas fiquem paralelas ao chão, mas sem encostar no chão! Repita o exercício pelo menos 15 vezes.
2 – Prancha
Mais um exercício para o core, sendo que este é ainda mais completo e envolve praticamente toda a musculatura do tronco (enquanto o levantamento de pernas foca mais nas partes mais inferiores do abdômen).
A prancha vai melhorar toda sua estabilidade corporal, melhorar sua postura e permitir que aguente mais tempo em algumas posições que exigem da musculatura abdominal (quase todas).
Para fazer a prancha você deve se deitar com a barriga voltada para o chão, se apoiar somente sobre os cotovelos – com os cotovelos na direção dos ombros – e os pés, com o corpo todo esticado e paralelo ao chão.
Mantenha a posição por pelo menos 30 segundos, caso não consiga no início, vá aumentando o tempo devagar. Repita por 3 vezes.
Se estiver fácil aumente o tempo. 3 vezes de 1 minuto é o ideal.
Não se assuste, a tremedeira e a sensação de que o tempo está demorando passar é completamente normal!
No vídeo abaixo tem um passo a passo na prática de como fazer prancha do jeito certo, veja:
3 – Agachamentos
Fortalecer os membros inferiores também é muito importante. Todo tipo de agachamento vai te ajudar nesta tarefa.
O mais simples e fácil de fazer é o agachamento livre.
Estique os braços na altura dos ombros. Dobre os joelhos e agache o mais baixo possível, tente abaixar pelo menos 90 graus, ou seja, até suas coxas ficarem paralelas ao chão, sempre mantendo a coluna reta. Repita o movimento por pelo menos 15 vezes.
4 – Elevação pélvica
Este movimento fortalece o quadril, os glúteos, a lombar e o core, que são todas regiões muito requisitadas durante o sexo.
Também trabalha os músculos do assoalho pélvico, região que sustenta internamente os órgãos do sistema reprodutivo masculino e feminino.
Deite-se com as costas no chão, dobre os joelhos mantendo os pés próximos aos glúteos e eleve a bacia em direção ao céu, contraindo bastante os glúteos e apoiando os braços e ombros no chão. Repita o movimento por pelo menos 15 vezes.
5 – Flexão de braço
Também é importante fortalecer os membros superiores, especialmente para os homens, que são muito exigidos nesta parte quando ficam por cima durante a relação.
Fique na posição de prancha, com a barriga para o chão, mas com as mãos apoiadas no solo ao invés dos cotovelos, mantendo os braços esticados na direção dos ombros (um pouco mais aberto para ter espaço para flexionar o braço), desça o peito até o chão e retorne à posição inicial.
Leia também: Maca Peruana: Como tomar, benefícios e para que serve?
6 – Burpee
Este é para trabalhar o corpo todo e melhorar a capacidade cardio respiratória.
Muito comum nos meios militares e também mais recentemente no Crossfit, este exercício trabalha o corpo todo, juntando exercícios como a flexão de braço, o agachamento e adicionando um salto.
Comece de pé, abaixe até encostar as mãos no chão, mantendo os joelhos por dentro, impulsione a perna para trás para cair na posição de prancha, faça uma flexão de braço e retorne à posição inicial, para terminar dê um salto impulsionando com suas panturrilhas – essa é uma repetição!
Comece com poucas e vá aumentando até conseguir fazer 15 sem parar.
No vídeo abaixo o Sérgio Bertolucci mostra como fazer o Burpee do jeito correto:
7 – Alongamentos
Alongar todas as partes do corpo vai trazer mais mobilidade e eficiência muscular.
Pesquise na internet sobre os melhores alongamentos para cada grupo muscular, procure fazer pelo menos três tipos de alongamentos, um para membros superiores, outro para membros inferiores e outro para o tronco.
Agora sim, fazendo estes exercícios você vai estar bem disposto e preparado para uma noitada de atividade sexual intensa.E não esqueça de consumir alimentos afrodisíacos para melhorar o desempenho sexual.