O que são bioestimuladores de colágeno e como funcionam? Conheça um dos procedimentos mais famosos pelos resultados que proporciona para a pele, bem como, o rejuvenescimento, diminuição das linhas de expressão e retardar a perda de volume, entre outros, através das principais informações reunidas neste conteúdo.
Você se incomoda com linhas de expressão, rugas e perda de volume facial devido ao envelhecimento ou à genética? Nesse caso, os bioestimuladores de colágeno podem ser uma ótima opção de tratamento. Ao contrário de outros tratamentos que simplesmente restauram o volume perdido com ácido hialurônico, os bioestimuladores realmente acionam a produção natural de colágeno do seu corpo para obter uma aparência natural e resultados prolongados.
É preciso fazer um orçamento estético de colágeno com um especialista da área, para você consegur os melhores resultados.
Conteúdo do artigo
O que é colágeno e qual a sua importância para a pele?
Antes de falarmos sobre os bioestimuladores, você deve conhecer o que é colágeno e sua importância para a pele:
O colágeno é uma proteína que o corpo humano produz naturalmente. Ele trabalha para dar à sua pele uma estrutura sólida e ajuda a fortalecer os ossos, sendo encontrado não apenas na pele e nos ossos, mas também nos músculos, tendões e ligamentos, órgãos, vasos sanguíneos e muito mais.
Conforme você envelhece, seus níveis de colágeno começam a diminuir. Quando seu corpo não está produzindo o mesmo nível de colágeno que costumava produzir, você pode começar a notar sinais de envelhecimento, como pele mais seca e/ou mais fina e rugas/linhas finas de expressão que marcam o rosto.
Portanto, o bioestimulador de colágeno ajuda a tratar os sinais de envelhecimento, ativando a capacidade do seu corpo de produzir colágeno. Isso ajuda a restaurar a estrutura interna da pele e repor o volume perdido na área especificada, o que dá à sua pele uma aparência mais firme e jovem.
O que são Bioestimuladores de colágeno?
Bioestimuladores de colágeno são compostos que devem ser injetados na camada profunda da pele chamada derme, com objetivo de estimular a produção de colágeno natural e proporcionar resultados de rejuvenescimento facial.
Ao contrário dos preenchimentos dérmicos que simplesmente injetam volume, os bioestimuladores funcionam estimulando o crescimento de novos tecidos, ajudando a pele a produzir naturalmente seu próprio volume. Existe uma grande variedade de diferentes bioestimuladores, incluindo injetáveis e não injetáveis.
Atualmente existem 3 bioestimuladores de colágeno:
O Ácido Polilático: é um potente produto biocompatível e reabsorvível, ou seja, é facilmente absorvido pelo organismo, sem danos, de forma segura. O procedimento suaviza os danos teciduais causados pelo envelhecimento natural, corrigindo a espessura da pele e redefinindo os contornos faciais. Também pode ser usado em outras áreas além do rosto, como pescoço, decote, braços, abdômen, pernas e nádegas.
A Hidroxiapatita de Cálcio: além de ser um bioestimulador de colágeno injetável, pode ser utilizada como preenchedor. É indicado quando se deseja reposição de volume, efeito lifting e definição de contorno. Além do rosto e pescoço, pode ser realizado em outras áreas do corpo, como colo, nádegas, mãos, braços e barriga.
Policaprolactona: é um preenchedor à base de água e bioestimulador com microesferas de policaprolactona, que promove preenchimento instantâneo e estimula gradualmente a produção de colágeno. O objetivo do tratamento é a melhora e prevenção da flacidez e correção de linhas e sulcos. Você também pode usá-lo para redefinir os contornos faciais para um efeito rejuvenescedor natural.
Quantas sessões de bioestimuladores de colágeno são necessárias?
Um procedimento de preenchimento dérmico pode levar cerca de 30 minutos. Dependendo da área e do resultado pretendido, pode ser necessária mais do que uma sessão, nomeadamente quando aplicada no corpo.
Os bioestimuladores de colágeno, ao contrário de outros preenchedores dérmicos, são um tratamento gradual. Embora possa haver uma ligeira melhora no volume logo após a injeção, os resultados reais podem levar semanas. O produto precisa de tempo para desencadear a produção de colágeno no corpo e restaurar a estrutura subjacente da pele. Esse processo geralmente leva de quatro a 10 semanas, com resultados ótimos ocorrendo após três meses.
Quanto tempo duram os resultados dos bioestimuladores de colágeno?
Dependendo do bioestimulador de colágeno e da área tratada, o resultado pode durar até dois anos. Os benefícios duradouros do crescimento de colágeno continuarão a ser vistos ao longo do tempo.
À medida que o corpo absorve o produto, ele também produz seu próprio novo colágeno para estimular naturalmente a pele, mesmo após a dissolução do preenchimento. No entanto, retoques serão necessários para manter os resultados indefinidamente.
Em que áreas podem ser utilizados os bioestimuladores?
O tratamento pode ser usado em locais onde você normalmente colocaria preenchimentos: lábios, maçãs do rosto, queixo, testa. Além disso, certos bioestimuladores de colágeno também podem ser usados para áreas do corpo como nádegas, coxas, mãos, colo e pescoço.
Como é realizada a aplicação dos bioestimuladores de colágeno?
Antes do tratamento, o paciente passa por uma consulta com o odontologista ou médico, durante esse período, você poderá fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas. Sua pele será completamente limpa para garantir que toda a maquiagem e resíduos sejam removidos antes do tratamento. Será desinfetado com solução medicamentosa.
Durante o tratamento
Creme anestésico tópico e anestésico local serão usados. Com essas medidas, o tratamento com bioestimulador de colágeno é minimamente desconfortável.
Após o tratamento
Você pode experimentar hematomas localizados e inchaço da área tratada imediatamente após o tratamento com bioestimulador de colágeno. A extensão disso é muito individual – no entanto, na maioria das pessoas, o inchaço localizado desaparece dentro de 24 a 48 horas e os hematomas (se houver) desaparecem em poucos dias.
No entanto, o recomendado é que você permita um período de recuperação de 2 semanas antes de qualquer evento social importante.
Um componente essencial do bioestimulador de colágeno é o pós-cuidado, sendo que a área tratada deve ser massageada firmemente por 5 minutos, 5 vezes/dia nos primeiros 5 dias. Aderir às instruções de cuidados posteriores minimiza o risco de efeitos adversos indesejados.
Qual o preço da sessão de bioestimuladores de colágeno?
Em relação ao preço de bioestimuladores de colágeno varia de acordo com o número de sessões e quantidade de regiões em que deseja realizar as aplicações. Por isso, o ideal é realizar um orçamento numa clínica de sua confiança.